DICAS DE COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO Nº 33 DE A SENTINELA
COMO A CONGREGAÇÃO PODE IMITAR A JEOVÁ AO LIDAR COM PECADORES?
Parágrafo 1
O que Jeová quer que todas as pessoas façam?
Sua resposta: Jeová quer que todas as pessoas escolham a vida ao dedicarem-se a Ele e o servirem de todo o coração. Ele deu a humanos a liberdade de escolha, e a decisão mais importante que podemos tomar é sermos amigos de Jeová e vivermos para sempre, seguindo os seus mandamentos. Ele nos ama e deseja o melhor para nós, oferecendo vida eterna para aqueles que semeiam visando o espírito.
Parágrafo 2
O que Jeová espera daqueles que cometeram um pecado grave, mas ainda não se arrependeram? (1 João 2:1)
Sua resposta: Jeová espera que aqueles que cometeram um pecado grave, mas ainda não se arrependeram, tomem a iniciativa de se arrepender sinceramente e voltem para Ele. Mesmo que seja necessário remover a pessoa da congregação, Jeová deseja de coração que o pecador se arrependa e aproveite o resgate provido por Jesus Cristo para ser perdoado. Ele oferece perdão e acolhe os pecadores arrependidos.
Parágrafo 3
O que vamos ver neste estudo?
Sua resposta: Neste estudo, vamos ver três aspectos importantes: (1) como a congregação em Corinto lidou com um irmão que cometeu um pecado grave, (2) a orientação que o apóstolo Paulo deu quando esse pecador se arrependeu, e (3) como Jeová se sente em relação a um cristão que comete um pecado grave.
COMO A CONGREGAÇÃO EM CORINTO LIDOU COM UM CASO DE PECADO GRAVE?
Parágrafo 4
O que estava acontecendo na congregação em Corinto? (1 Coríntios 5:1, 2)
Sua resposta: Na congregação em Corinto, um irmão estava cometendo um pecado grave, mantendo relações sexuais com sua madrasta. Apesar disso, os irmãos da congregação não tomaram medidas para resolver a situação, permitindo que ele continuasse na congregação. Paulo destacou que até mesmo aqueles que não serviam a Jeová sabiam que essa ação era extremamente errada e prejudicial à reputação da congregação.
Parágrafo 5
O que Paulo disse para a congregação fazer, e o que estava envolvido nisso? (1 Coríntios 5:13) (Veja também a imagem.)
Sua resposta: Paulo instruiu a congregação a remover o pecador não arrependido de seu meio, como orientado em 1 Coríntios 5:13. Ele também disse que os cristãos fiéis deveriam parar de ter convivência com tal pessoa, incluindo não comerem com ela, para evitar associações mais próximas e proteger a congregação de má influência. Isso poderia ajudar o pecador a se arrepender. (IMAGEM:) A imagem nos mostra o apóstolo Paulo escrevendo em um rolo, inspirado por Jeová, orientando sobre como lidar com o pecador não arrependido.
Parágrafo 6
O que a congregação e o pecador fizeram depois que Paulo enviou sua carta?
Sua resposta: Depois que Paulo enviou sua carta, a congregação de Corinto seguiu suas orientações e removeu o pecador. Com o tempo, esse homem se arrependeu de seu erro e começou a seguir os padrões de Jeová. Tito trouxe boas notícias para Paulo, informando que tanto a congregação quanto o pecador haviam tomado as medidas corretas, resultando no arrependimento genuíno do pecador e no fortalecimento espiritual da congregação.
COMO A CONGREGAÇÃO DEVIA TRATAR O PECADOR ARREPENDIDO?
Parágrafo 7
Remover o pecador da congregação cumpriu que objetivo? (2 Coríntios 2:5-8)
Sua resposta: Remover o pecador da congregação cumpriu o objetivo de levar o homem ao arrependimento. A disciplina aplicada fez com que ele reconhecesse seu erro e mudasse de comportamento. Como Paulo mencionou em 2 Coríntios 2:5-8, essa censura foi suficiente, e agora a congregação deveria perdoá-lo bondosamente e consolá-lo, para que ele não fosse vencido pela tristeza excessiva.
Parágrafo 8
Que outra orientação Paulo deu à congregação?
Sua resposta: Paulo orientou a congregação a “perdoá-lo bondosamente e consolá-lo” e a “reafirmar o seu amor por ele”. Ele não queria que os irmãos apenas aceitassem o homem de volta, mas também que demonstrassem, por meio de palavras e ações, que realmente o perdoaram e o amavam. Dessa forma, o homem teria certeza de que todos estavam felizes por tê-lo de volta na congregação.
Parágrafo 9
Por que alguns talvez tenham achado difícil perdoar aquele irmão arrependido?
Sua resposta: Alguns talvez tenham achado difícil perdoar aquele irmão arrependido porque suas ações causaram problemas para a congregação como um todo e podem ter magoado diretamente alguns irmãos. Além disso, depois de se esforçarem tanto para continuar obedientes a Jeová, alguns poderiam achar injusto que o pecador fosse recebido com tanto carinho, semelhante à reação do filho mais velho na parábola do filho pródigo em Lucas 15:28-30.
Parágrafos 10-11
O que poderia acontecer se os anciãos se recusassem a perdoar o homem arrependido?
Sua resposta: Se os anciãos se recusassem a perdoar o homem arrependido, ele poderia ser esmagado pela “excessiva tristeza”, chegando a acreditar que sua situação não tinha mais solução e desistindo de recuperar sua amizade com Jeová. Além disso, se os irmãos da congregação também não o perdoassem, colocariam sua própria amizade com Jeová em risco, pois não estariam imitando a atitude perdoadora de Deus, mas sim a cruel atitude de Satanás, tornando-se ferramentas para prejudicar espiritualmente aquele homem.
Parágrafo 12
Como a congregação em Corinto podia imitar a Jeová?
Sua resposta: A congregação em Corinto podia imitar a Jeová tratando os pecadores arrependidos da mesma forma que Jeová os trata: com perdão e misericórdia. Eles deviam se inspirar em passagens como as palavras de Davi, que descreveu Jeová como sempre pronto a perdoar (Salmo 86:5), as palavras de Miqueias, que exaltam a capacidade de Jeová de perdoar e esquecer os erros (Miqueias 7:18), e as palavras de Isaías, que mostram que Jeová perdoa amplamente os que se arrependem (Isaías 55:7).
Parágrafo 13
Por que não era necessário ficar esperando para readmitir aquele homem? (Veja o quadro “Quando o pecador em Corinto foi readmitido?”.)
Sua resposta: Não era necessário ficar esperando para readmitir o homem porque a disciplina aplicada havia cumprido seu objetivo: ele se arrependeu genuinamente. Como a congregação de Corinto seguiu a orientação de Paulo, eles demonstraram ser obedientes em todas as coisas (2 Cor. 2:9). Levando em consideração o quadro, Paulo provavelmente escreveu sua segunda carta pouco tempo após a primeira, orientando a congregação a readmiti-lo logo após seu arrependimento, apenas alguns meses depois de sua remoção.
Na imagem do quadro, podemos ver irmãos da congregação em Corinto recebendo o homem readmitido com alegria, mostrando que o perdão e o amor foram demonstrados por suas ações.
COMO PODEMOS IMITAR A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA DE JEOVÁ?
Parágrafos 14-15
Que lições aprendemos com o que aconteceu em Corinto? (2 Pedro 3:9) (Veja também a imagem.)
Sua resposta: As lições que aprendemos com o que aconteceu em Corinto são importantes para nossa congregação. Primeiro, vemos que Jeová não tolera pecados graves entre seus servos. Embora ele seja misericordioso, ele mantém seus altos padrões de justiça e protege sua congregação ao não permitir que pecadores não arrependidos continuem a se associar com ela. Além disso, aprendemos que Jeová deseja salvar as pessoas. Ele mostra misericórdia por aqueles que mudam seu comportamento e se arrependem genuinamente. Quando o pecador em Corinto se arrependeu, Jeová, por meio de Paulo, instruiu que ele fosse perdoado e acolhido novamente na congregação, refletindo seu desejo de que ninguém seja destruído, mas sim que alcancem o arrependimento (2 Pedro 3:9).
Na imagem, vemos uma irmã sendo calorosamente abraçada após sua readmissão, enquanto outros irmãos ao redor demonstram alegria, ilustrando como a congregação deve acolher de volta os que se arrependem.
Parágrafo 16
Depois de estudar o que aconteceu em Corinto, como você se sente?
Sua resposta: Depois de estudar o que aconteceu em Corinto, sinto-me mais grato por Jeová ser um Deus amoroso, justo e misericordioso. O relato mostra como ele cuida de sua congregação, mantendo altos padrões de justiça, mas sempre demonstrando misericórdia aos que se arrependem. Isso nos lembra de como o perdão de Jeová é acessível a todos nós, pecadores, graças ao resgate, o que nos dá motivos para louvá-lo e sermos gratos por seu amor leal.
Parágrafo 17
O que vamos ver nos próximos estudos?
Sua resposta: Nos próximos estudos, veremos como os anciãos podem imitar o amor de Jeová ao lidar com alguém que cometeu um pecado grave, ajudando essa pessoa a se arrepender. Também veremos como a congregação deve reagir quando os anciãos decidem remover ou readmitir alguém.
QUAL É A SUA RESPOSTA?
◼ O que Jeová deseja para o maior número possível de pessoas?
Sua resposta: Jeová deseja que o maior número possível de pessoas se arrependa e alcance a salvação.
◼ O que Paulo orientou a congregação em Corinto a fazer quando um homem pecou e não se arrependeu?
Sua resposta: Paulo orientou a congregação a remover o homem da congregação e a parar de ter convivência com ele.
◼ Depois que o homem se arrependeu, o que Paulo disse que a congregação devia fazer?
Sua resposta: Paulo orientou a congregação a perdoar bondosamente o homem, consolá-lo e reafirmar o amor por ele.