SUGESTÕES DE COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO
CAPÍTULO 17 | Paulo “raciocinou com eles usando as Escrituras”
Continuação do subtópico: ‘Alguns se tornaram crentes’ (Atos 17:4-9)
Parágrafos 13,14
13, 14. (a) Por que a turba falhou em parar a obra de pregação em Tessalônica? (b) De que forma Paulo seguiu o conselho de Cristo sobre ser cauteloso, e como podemos imitar o seu exemplo?
Sugestão de respostas:
(a) A turba falhou em parar a obra de pregação em Tessalônica porque Paulo e Silas não foram encontrados, e os governantes não se convenceram da validade das acusações. Após exigir fiança de Jasão e dos outros, eles os libertaram, o que permitiu que a obra de pregação continuasse.
(b) Paulo seguiu o conselho de Cristo sendo “cauteloso como as serpentes, mas inocente como as pombas” ao fugir prudentemente do perigo para poder pregar em outros lugares. Imitamos seu exemplo ao evitar confrontos sempre que possível, procurando manter nossa obra em paz e retornando quando as condições são mais favoráveis.
Eles tinham “mentalidade mais nobre” (Atos 17:10-15)
Parágrafo 15
15. Como os bereanos reagiram às boas novas?
Sugestão de resposta:
Os bereanos reagiram às boas novas de maneira exemplar. Ao ouvirem a mensagem pregada por Paulo e Silas, mostraram um “vivo interesse” e examinaram cuidadosamente as Escrituras todos os dias para confirmar o que estavam aprendendo. Essa atitude de pesquisa e análise demonstrou uma mentalidade nobre, revelando um desejo sincero de entender e aceitar a palavra de Deus.
Parágrafo 16
16. Por que os bereanos foram apropriadamente descritos como pessoas de ‘mentalidade nobre’?
Sugestão de resposta:
Os bereanos foram descritos como pessoas de ‘mentalidade nobre’ porque ouviram o ensino de Paulo com atenção e verificaram diligentemente nas Escrituras tudo o que ele explicou. Mostraram equilíbrio ao não serem críticos nem ingênuos, estudando diariamente a Palavra de Deus com interesse genuíno. Sua humildade também foi evidente, pois foram receptivos a ajustar suas crenças e, assim, “muitos deles se tornaram crentes” (Atos 17:12).
Parágrafo 17
17. Por que o exemplo dos bereanos é tão elogiável, e como podemos continuar a imitar esse exemplo mesmo depois de servir a Jeová por muito tempo?
Sugestão de resposta: O exemplo dos bereanos é elogiável porque mostraram uma ‘mentalidade nobre’ ao examinar com atenção as Escrituras e basear sua fé na Palavra de Deus. Mesmo depois de servir a Jeová por muito tempo, podemos continuar a imitar essa atitude, mantendo o desejo de aprender e aplicar os ensinos de Jeová. Assim, permitimos que Ele nos molde, como o oleiro faz com o barro, e permanecemos produtivos em seu serviço (Isa. 64:8).
Parágrafos 18,19
18, 19. (a) Por que Paulo deixou Bereia, mas como demonstrou perseverança digna de ser imitada? (b) A quem Paulo pregaria a seguir, e onde?
Sugestão de respostas:
(a) Paulo deixou Bereia quando os judeus de Tessalônica chegaram para provocar e agitar as multidões, o que poderia comprometer a obra de pregação. No entanto, ele demonstrou perseverança digna de ser imitada ao não se deixar desanimar pelas perseguições e seguir para outro território, continuando a obra com determinação.
(b) Após deixar Bereia, Paulo se dirigiu a Atenas, onde pregaria para uma assistência diferente: os gentios.
Quer acesso antecipado a novidades e informações que não publicamos aqui? Junte-se à nossa comunidade no TELEGRAM, onde você poderá interagir conosco e com outros membros, além de ficar por dentro de tudo em primeira mão!