SUGESTÕES DE COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO
CAPÍTULO 19 | “Persista em falar e não fique calado”
Continuação do subtópico: “Eram fabricantes de tendas” (Atos 18:1-4)
Parágrafos 6, 7
(a) Como Paulo encarava a fabricação de tendas, e o que indica que Áquila e Priscila tinham um ponto de vista parecido?
Sua resposta: Paulo encarava a fabricação de tendas como um meio de sustento e não como sua vocação principal, para que pudesse pregar sem custo. Áquila e Priscila demonstraram o mesmo ponto de vista ao colocar os interesses do Reino em primeiro lugar, mudando de lugar e usando sua casa para reuniões. (2 Coríntios 11:7; 1 Coríntios 16:19)
(b) Como os cristãos hoje seguem o exemplo de Paulo, Áquila e Priscila?
Sua resposta: Cristãos zelosos trabalham arduamente para evitar ser um peso financeiro enquanto priorizam o ministério. Muitos trabalham meio período e oferecem hospitalidade, como aos superintendentes de circuito, mostrando amor ao apoiar a obra do Reino. (1 Tessalonicenses 2:9; Romanos 12:13)
[COMENTÁRIO ADICIONAL]
Aplicação prática: Assim como Paulo, Áquila e Priscila colocaram os interesses do Reino em primeiro lugar, devemos também priorizar o ministério cristão em nossas vidas. Embora tenhamos responsabilidades seculares, podemos seguir o exemplo deles ao trabalhar para nos sustentarmos sem ser um peso para outros, ao mesmo tempo em que dedicamos tempo ao serviço de Jeová. Além disso, devemos ser generosos, como Áquila e Priscila, oferecendo hospitalidade e apoio aos irmãos, reconhecendo que isso fortalece o ministério e traz grande alegria a todos. (1 Tessalonicenses 2:9; Romanos 12:13)
“Muitos coríntios . . . passaram a crer” (Atos 18:5-8)
Parágrafos 8, 9
8, 9. Como Paulo reagiu quando os judeus se opuseram ao seu intenso testemunho, e onde ele foi pregar a partir de então?
Sua resposta: Diante da oposição dos judeus, Paulo declarou-se limpo de culpa e decidiu concentrar sua pregação nas pessoas das nações. Ele passou a pregar na casa de Tício Justo, que ficava ao lado da sinagoga, usando-a como centro de suas atividades. (Atos 18:6, 7; Ezequiel 3:18, 19)
Parágrafo 10
10. O que mostra que Paulo não estava decidido a pregar apenas às pessoas das nações?
Sua resposta: A conversão de Crispo, presidente da sinagoga, e de muitos outros judeus e prosélitos indica que Paulo continuou pregando a todos os receptivos. Mesmo após declarar que se voltaria às pessoas das nações, ele mostrou razoabilidade e não rejeitou aqueles dispostos a ouvir. (Atos 18:8)
Parágrafo 11
11. Como as Testemunhas de Jeová hoje imitam a Paulo ao pregar às pessoas que afirmam ser cristãs?
Sua resposta: Assim como Paulo, as Testemunhas de Jeová pregam zelosamente às pessoas que afirmam ser cristãs, aproveitando qualquer conhecimento bíblico que elas tenham. Mesmo diante de oposição ou perseguição religiosa, continuam buscando os mansos que têm zelo por Deus, mas carecem de conhecimento exato. (Romanos 10:2)
[COMENTÁRIO ADICIONAL]
Aplicação prática: Hoje, como as Testemunhas de Jeová, seguimos o exemplo de Paulo ao pregar às pessoas que afirmam ser cristãs, mas que ainda estão presas a tradições e ensinos errados. Embora possamos enfrentar oposição, devemos continuar pregando com zelo, aproveitando o que as pessoas já sabem sobre a Bíblia para transmitir a verdade. Como Paulo, não perdemos a esperança, pois sabemos que entre elas há muitos “mansos” que podem responder positivamente ao Evangelho. Devemos sempre lembrar que, mesmo em face da resistência, o Senhor está conosco, e podemos alcançar aqueles que sinceramente buscam a verdade. (Romanos 10:2)
“Muitas pessoas nesta cidade pertencem a mim” (Atos 18:9-17)
Parágrafo 12
12. Que garantia Paulo recebeu em uma visão?
Sua resposta: Paulo recebeu a garantia de Jesus de que não precisava ter medo, pois Ele estaria com ele e o protegeria de qualquer dano. Além disso, foi assegurado que havia muitas pessoas na cidade que pertenciam a Jeová, incentivando-o a persistir na pregação. (Atos 18:9, 10)
Parágrafo 13
13. Do que Paulo talvez se tenha lembrado ao se aproximar do tribunal, mas por que podia esperar um resultado diferente?
Sua resposta: Paulo talvez tenha se lembrado do apedrejamento de Estêvão, que ele havia aprovado quando era Saulo. No entanto, ele podia esperar um resultado diferente, pois Jesus já havia prometido que ninguém lhe faria mal, garantindo-lhe proteção enquanto pregava em Corinto. (Atos 8:1; 18:10)